quinta-feira, 4 de abril de 2013

Uma questao de Auto-estima!!!




Pensei seriamente se devia, ou não realmente publicar isto. Sou uma pessoa que gosto de manter a minha vida privada, como o nome indica, privada. E quem me conhece sabe que não sou muito de falar de mim. Mas ultimamente tenho visto tantas adolescentes, meninas novas, com uma auto-estima tão em baixo, tão tristes e tão derrotadas que me corta o coração.

 Muito porque me toca particularmente, porque a menina que já fui se identifica com elas, porque um dia já fui aquela menina também, um dia também pensei que era feia demais para alguém gostar de mim, que não valia nada e que as coisas nunca iam melhorar. Saber que essas adolescentes pensam isso, quando eu olho para elas e vejo meninas lindas, inteligentes, divertidas e engraçadas, com tanto para dar. Mas sei que elas (tal como eu na altura) não vem nada disso.
Eu sempre fui uma miúda divertida e engraçada, mas também era gorducha, nunca fui obesa, admito, mas fui gordinha durante todo o ciclo e secundário. E para alem disso não me sabia vestir nem arranjar decentemente. nunca tive ninguém que me ensinasse. E não pensem que culpo a minha mãe, nada disso, a minha mãe sempre foi otima e estava sempre a valorizar-me e (como qualquer mãe) achava-me linda, mas nunca me deu conselhos de beleza nem de moda, nada! A verdade é que ela nunca precisou de nada disso, sempre foi linda, loira de olhos azuis, uma beleza natural que nunca precisou de se maquilhar ou fazer dietas. Então como me podia ela ensinar coisas que nem ela sabia?
Como muitas das raparigas que vejo hoje em dia, eu era triste, muito por minha culpa. Muito porque levava as brincadeiras de mau gosto demasiado a serio. Doíam-me demais, iam muito fundo, pensava excessivamente nelas, não conseguia desvalorizar. Eu dizia “nao quero saber o que pensam ou dizem de mim” mas não era bem assim! Chorei muito, e martirizei-me muito.
Hoje que olho para traz e penso nisso, vejo que havia raparigas muito mais feias ou gordas que eu, mas que nunca levaram isso tão a serio. E o segredo estava ali, mesmo em frente aos meus olhos! Elas eram felizes independentemente do que diziam delas. E eram felizes porque eram descomplexadas e eu não!
Não me lembro bem em que altura se fez o clik na minha cabeça e as coisas mudaram. Talvez só mesmo quando fui viver sozinha para tirar o meu curso de cabeleireira.
 Tenho a sensação que as coisas só mudaram realmente ai. Comecei a conviver com as minhas colegas (todas um pouco mais velhas que eu), mulheres vaidosas e donas do seu nariz, que se sabiam maquilhar e arranjar e vestir e tinham gosto nisso e divertiam-se. E elas incentivavam-me a vestir minissaias, e shorts, e calcas justas (coisas que ate ai nunca tinha usado),e diziam “que disparate, não és nada gorda!”,motivavam-me a experimentar outras cores e cortes de cabelo. e comecei a ver que nem era assim tão gorda como pensava. Que não era feia, que se me arranjasse ate ficava interessante. E foi assim, num instante que a minha atitude mudou. Mal comecei a ver feedback positivo foi um crescendo. A minha auto-estima foi subindo sempre.
Não que me ache uma deusa, nada disso,muito longe disso,  mas sou como sou. Não mudava nada porque fiz as pazes comigo mesma.
Então o que retiro disto tudo, e queria compartilhar com quem esteja a passar por essa fase de baixa auto-estima, principalmente na adolescencia em que as coisas são tão intensas é que as coisas melhoram. Muito! A serio! A idade não nos da só rugas. Da-nos sabedoria. Aprendemos que somos bonitas independentemente do que diziam os nossos colegas adolescentes, parvos e com as hormonas a atrofiar-lhes o cérebro.
 Aprendemos a disfarçar e a desvalorizar os nossos pontos fracos,e a valorizar os pontos fortes. A aceitar quando nos dizem “és bonita” ou “tens uns olhos bonitos”, com um “obrigada” e não “ah, não sou nada”. Aprendemos a acreditar nos elogio! E desvalorizamos muita coisa. “Sou gordinha, pois sou, mas tenho uns lábios carnudos”, “nao tenho muito peito, mas tenho umas pernas bem feitas”. E não estou a falar em ser convencida, nada disso. quando nos criticam,.o truque é não fazer dessa critica um bicho de sete cabeças. Se for verdade,corrige-se, se não for, põe-se para traz das costas! Se não gostas de algo em ti, tenta mudar, se não der para mudar aceita esse facto. A Jennifer Lopez não gostava de ter um rabo grande e gozavam com ela e tal. E vê só hoje em dia!
Acho que nestes anos o que aprendi e que ninguém é perfeito e todos somos especiais e bonitos a nossa maneira. Todos temos algo que nos valoriza.
Rodeia-te de pessoas que gostem de te, que tenham uma boa atitude perante a vida, porque a vida é boa! A vida não são só quilos e dietas e roupas e maquilhagens. A vida é tão bonita que se aprendermos a aproveita-la tudo vai ser mais fácil. Se gostarmos da vida e dos outros como eles são, também vai ser mais fácil gostarmos de nos como somos.
E pronto, se tiveram a paciência para ler isto tudo, agradeço e espero que o meu exemplo, como o de muitas mais vos ajude a ver a verdadeira pessoa que olha para vocês no espelho! 

olha o exemplo destes famosos Aqui!!

Beijocas
Catarina Fernandes

4 comentários:

  1. obrigada pelo teu texto... eu sou exatamente assim. antes achava-me muito feia, mas com o tempo fui amadurecendo, tornei-me mais divertida e simpática e deixei de levar tão a peito as brincadeiras dos rapazes (as vezes ainda magoa um pouco), mas fui aprendendo a ser feliz à minha maneira.. Hoje sou aquele tipo de rapariga com que toda a gente se dá bem, por vezes os meus colegas dizem que sou bonita e eu tenho o habito de dizer "não sou nada" (mas vou muda-lo para um obrigada- mas por vezes tenho medo de agradecer pois eles podem estar a gozar ou posso estar a dar a sensação que sou convencida, coisa que não sou de todo). Todos gostam de mim, mas a cima de tudo gosto de mim e tenho aprendido muito nestes anos.. Obrigada por esta mensagem de apoio a todas as raparigas que estão a passar pelo mesmo.
    Adorei o teu blog, fantástico! beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D fico tao feliz por ouvir (ou neste caso ler) isso! ainda bem que conseguiste (posso tatar-te por tu? :P) ultrapassar e agora ves que es uma mulher bonita! e sim, eu sei bem que continua a doer principalmente qundo nos lembramos,ne? mas acredito mesmo que tanto o meu testemunho com o teu podem dar (espero) algum alento as adolescentes que estao a passar por isso.
      muito obrigada pelo comentario! um beijinho Grande!!!

      Catarina Fernandes

      Eliminar
  2. olá, tenho 17 anos,mas não vou dizer o meu verdadeiro nome porque tenho vergonha e um bocadinho de medo que descubram que sou eu. estou a escrever porque adorei o teu texto. sempre fui um bocadinho gordinha e por isso decidi deixar de comer. agora estou a recuperar da minha anorexia. sei que sou estúpida, mas achava que só podia ser aceite pelos outros se fosse magra. não tinha auto-estima nenhuma. agora estou melhor, e ver textos como o teu só me dão força. vieram-me as lágrimas aos olhos porque parecia que estava a ler sobre mim. espero que quando chegar á tua idade ser uma mulher bonita e de bem com a vida como pareces ser. obrigada por testemunhares em nome de todas nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá. olha, ao ler o teu comentário confesso que fiquei um bocadinho sem saber o que dizer. custa-me saber que alguém tão novinho como tu está a passar por algo assim por causa dos parâmetros estúpidos da sociedade. gostava de poder ajudar mais, e nem por sombras sei o que é estar na tua pele, mas fico contente por o meu texto te ajudar a dar um pouco de força para venceres esta luta e acredita que o que digo no texto não é só conversa fiada, é mesmo o que sinto, que a vida é boa de verade se lhe soubermos dar valor. ;) vai dando notícias para saber que estás bem, ok?
      beijinhos

      Eliminar

o que pensas sobre isto?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...