quarta-feira, 24 de julho de 2013

Lolitas!!!!


Olá minhas lindas! quem de vocês conhece o termo Lolita para designar uma maneira de vestir muito particular? eu pessoalmente adoro e por isso deixo-vos aqui uma pequenina informação relativa ás Lolitas e mais abaixo uma entrevista ás lolitas portuguesas. interessada? então dá uma espreitadela!!!! ;)


Designação: "Lolita é um estilo japonês de moda cujas primeiras manifestações apareceram em fins da década de 70 e começo da década de 80. Inspiradas em parte na cultura 'kawaii' (fofa ou adorável) japonesa e na nostalgia de outros tempos - sejam períodos históricos (vitoriano ou Rococó) ou simplesmente da própria infância - as lolitas se dividem em vários sub-estilos.
A intenção é parecer infantil, elegante ou modesta, evitando uma imagem adulta, sexualizada (independente do sub-estilo) ou vulgar. Saias rodadas no comprimento do joelho, em forma de sino e suportadas por anáguas,renda de boa qualidade (geralmente algodão), decote alto, cabelos cacheados e/ou acompanhados a uma franja reta e tecidos pouco brilhantes são comuns a todos os estilos.
Entre os tecidos mais usados, o que predomina é o algodão. Tricoline e até chiffon podem ser usados, além de outros tecidos de fibras naturais e de boa qualidade. Tecidos brilhantes como cetim são sempre evitados, pois podem dar uma aparência barata ou vulgar a uma peça Lolita.
(fonte: Wikipédia :P )

Dentro do estilo Lolita existem muitas subcategorias, Olha só que roupas fofaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaasssssssssssssssss!!!!!!

Lolita Deco ou Decora (amei!!!)

Lolita Guro (muito á frente!!!!)

Lolita Hime (ou Lolita Princesa)

Lolita Kuro (ou seja, que se veste exclusivamente de preto mas sem elementos góticos)

Lolita Coutry (ou seja, campestre!)


Lolita Casual, a mais simples.

Lolita Clássica


Lolita Gótica

Lolita Punk


Lolita Sweet (awwwwwwww)

Lolita Sailor (inspiradas nas roupas dos marinheiros)

Lolita Mizuiro, que se veste de azul

Lolita Shiro (ou seja, que se veste exclusivamente de branco)

para saber um pouco mais sobre esta comunidade pedi á EGL, que é a comunidade de lolitas de Portugal para me responderem a algumas perguntas para satisfazer a nossa curiosidade sobre estas mulheres que se vestem de uma maneira tão fofinha! e elas foram umas queridas e disponibilizaram-se logo a responder, aqui ficam as respostas:

Entrevista a EGL Portugal                                                                                   


1.    O que é ser uma Lolita?
"Ser uma Lolita" é basicamente ser alguém que se veste de acordo com o estilo Lolita. Apesar de haver, de vez em quando, debates sobre o dito "estilo de vida lolita" penso falar por todos quando digo que hoje em dia esse debate caiu um pouco por terra. Uma Lolita é uma pessoa que veste lolita seja sempre ou quando pode ou lhe apetece.
Visualmente falando o estilo é muito fácil de reconhecer já que deve obedecer a algumas regras base como é o caso da silhueta. Uma lolita tem sempre que ter no armário um saiote que dê forma às saias para a criar. Sem ele muito raramente algum conjunto é reconhecido como sendo lolita.
  1. O porquê do nome "Lolita"?
    O Nome Lolita foi adoptado no Japão local onde surgiu o estilo. O nome é, no ocidente, ligado constantemente ao Livro "Lolita" de Vladimir Vladimirovich Nabokov onde a palavra assume uma conotação sexual. A utilização da palavra "Lolita" no estilo não tem conexão alguma com a parte sexual do conto, servindo apenas para referir o facto de ser um estilo que nos leva ao imaginário infantil.
  2. De onde surgiu a vossa inspiração para se vestirem assim?
    A "inspiração" surge de forma diferente dependendo das pessoas. No geral a maioria das pessoas tem contacto com o estilo por já terem interesse em qualquer outro aspecto da cultura popular japonesa como Anime (animação japonesa), Manga (B.D. Japonesa) Música japonesa, videojogos etc. mas isso não significa que, de vez em quando, não haja pessoas que entram em contacto com este mundo de outra forma. Na verdade todas as lolitas são diferentes e é muito difícil e até errado tentar generalizar.
  3. Quantas Lolitas portuguesas têm a vossa comunidade?
    De momento temos 138 membros registados mas apenas uma parte são membros activos.
  4. Vocês costumam fazer encontros ou eventos todas juntas?
    Sim, uma das actividades mais importantes da comunidade lolita é realmente conseguirmos reunir-nos em várias zonas do país. De vez em quando aceitamos também convites para estar presentes em eventos já que é uma forma eficaz de promoção do estilo e da comunidade em si. Estes encontros costumam acontecer pelo menos uma vez por mês em zonas diferentes mas usualmente (por motivos de quantidade dos membros) nas zonas de Lisboa e do Porto.
  5. Andam vestidas assim sempre ou só para ocasiões especiais?
    Mais uma vez não podemos generalizar neste ponto. Existe quem vista mais e quem vista menos. Existem os que já estão no estilo há alguns anos e que passaram pelas duas fases. Infelizmente por motivos variados há pessoas que simplesmente não podem vestir lolita sempre ou na maior parte dos dias acabando por vestir apenas quando se encontram com outras lolitas ou em dias especiais.
  6. Vão trabalhar assim vestidas ou vestem roupa comum?
    Normalmente no trabalho existem códigos de vestuário e até fardas fazendo com que seja impossível vestir lolita. Há quem adopte algumas coisas do seu estilo e as incorpore no look de trabalho, quem vá assim para o local de trabalho e depois mude de roupa, quem simplesmente aceita que os dois mundos estão completamente separados... mais uma vez existe um grande leque de pessoas e de vivências.
  7. Como vão vestidas para sair à noite, ou a uma discoteca?
    Mais uma vez vai depender da saída à noite e da pessoa. Não é comum mas também é certo que também já houve alturas em que algumas lolitas sairam à noite juntas assim vestidas (seja para ir a um bar, para ir ao cinema ou mesmo para ir a uma discoteca).
  8. Como é um bikini de uma lolita, igual aos outros?
    Existem de facto dois ou três bikinis feitos e lançados por marcas que são exclusivamente lolita mas isso não faz do bikini uma peça tipicamente lolita. Por incrível que pareça existem pessoas com todos os tipos de gosto dentro do estilo, pessoas que até fora dos dias em que estão vestidas com roupa lolita gostam de estilos com linhas e cortes simples, cores, do género masculino ou minimalista. Poderíamos dizer que uma lolita escolheria o bikini com folhinhos e laçarotes mais adorável que encontre na loja mas na verdade não é assim.
  9. Como fazem exercício, com fato-de-treino comum?
    Não existem roupas feitas com lolita em mente para fazer exercício. Não é algo que faça muito sentido.
  10. As roupas que usam são muito caras?
Podem ser, podem não ser. Lolita é caro para os olhos comuns em termos das marcas lolita, mas também tem um óptimo valor de revenda e podem-se fazer bons negócios em 2a mão, tal como é possível arranjar muita coisa para usar fora das marcas- exemplo da H&M ou da Primark. Em comparação, a minha mala de sonho - uma Candybag da Furla comprada em loja em Lisboa dava para me pagar um vestido comprado online no Japão e provavelmente cobrir custos de envio...sim, é possível relativizar ainda que lolita seja caro.
Testemunho da lolita Anniesama
  1. São dificeis de arranjar as roupas e acessórios?
Acessórios e roupa lolita não são coisas propriamente difíceis de arranjar, como já disse acima, há sempre a possibilidade de comprar em segunda mão. No que toca à roupa,  o que pode ser difícil, é o valor que gostaríamos de poder gastar.
No que diz respeito aos acessórios (meias, bijutaria...) é bastante mais simples e mais acessível em lojas não especificadas para lolita (como as lojas que temos nos centros comerciais em Portugal), mas é necessário saber concretamente o que se procura, pois muitos artigos dentro destas lojas não são "lolitáveis" (usáveis em lolita). 
Testemunho da lolita Luna Segawa
  1. Quanto tempo em média demora uma "Lolita" a arranjar-se para sair?
Por norma, muito... mas este muito varia, entre 30min a 3horas...não é tão básico quanto “vestir qualquer coisa e já” está pois o estilo vive muito do detalhe pensado e de uma elegância trabalhada.
Testemuno da lolita Anniesama
  1. Recebem muitos elogios?
Depende do contexto e das pessoas com quem estamos. Entre outras lolitas claro que recebemos muitos elogios!
Testemunho da lolita Nessi
  1. Que idade tem a lolita mais velha e a mais nova da vossa comunidade?
A lolita mai novas que já tivemos na comunidade tinha 12 anos quando se inscreveu. Quanto à lolita mais velha estará na casa dos 40 anos de idade. Não há realmente uma idade para se ser lolita.
  1. A casa de uma lolita é uma "casa de bonecas" a nível de decoração?
Uma pessoa que vista lolita não vive só de lolita, como se já referiu há a dita discussão sobre estilo de vida associado à roupa, para quem o segue claro que o ideal seria viver numa casa de bonecas! Mas muitas de nós têm gostos, hobbies e interesses paralelos a lolita. No meu caso, o meu quarto tem alguns apontamentos mais vitorianos (a mobília) e outras coisas mais fofinhas (decoração) a par de outros elementos completamente díspares mas isso não significa que esteja tudo directamente relacionado com lolita.
Testemunho da lolita Nessi
  1. Quais as coisas mais estranhas ou engraçadas que já vos disseram ou perguntaram?
"Mas estão assim vestidas... é para uma comemoração em especial?"
Testemunho da lolita Anniesama
  1. Um conselho para quem quiser tornar-se uma "Lolita".
Pesquisem, peçam dicas e conselhos a quem já sabe do assunto. Vistam aquilo que gostam e que vos faz feliz, pois é essa a essência de qualquer moda e estilo, aquilo que gostamos!


Testemunho da lolita Nessi



se quiserem saber mais sobre esta comunidade podem visitar o site www.eglportugal.pt.vu ou podes ir ao Facebook da EGL


Então? o que achaste? qual a subcategoria que mais gostas? eu fiquei dividida entre a decora e a casual que se calhar até era capaz de vestir. e tu?
se já és uma Lolita diz-me como te vestes e dá a tua opinião!! vou adorar saber o que vocês pensam!! :)

Beijocas
Catarina Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário

o que pensas sobre isto?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...