sexta-feira, 7 de março de 2014

Cozinha para totós: como fazer esparguete e massas!!!



O meu namorado é um fofo, mas tem um grande problema: não sabe cozinhar! Nada! nem sequer cozer um ovinho (tadito), então eu lembrei-me de começar a fazer este post sobre como cozinhar coisas básicas para quem não percebe nada mesmo de cozinha. para começar vamos fazer massa. se gostarem vou continuar. combinado? :)
então cá vai!

Como cozer esparguete e massa no geral:





Enche uma panela grande com água (pode ser da torneira). certifica-te que têm bastante água. muita água mesmo, para que a massa não cole ao fundo. põe o tacho ao lume. não precisas pôr num fogo muito alto. deita um bocado de sal...não muito! mais vale a massa estar insossa que salgada. tira o sal com uma colherinha de mexer o café.
agora deixa a água ferver. isto demora cerca de 10 minutos a ferver, mas podes ver. quando a água estiver a fazer muitas bolhas, como na imagem, está a ferver.

agora que a água está a ferver põe a massa na água. cerca de uma mão cheia por pessoa!
agora deixa cozer. a massa demora cerca de 10 minutos a cozer, mas vê na embalagem, lá costuma dizer o tempo de cozedura.
mas não abandones a massa porque pode ir a água toda por fora da panela ou a massa pode colar ao fundo da panela. vai mexendo de vez em quando com um garfo.
para veres se a massa está cozida, retira um fiozinho da massa e mastiga. assim podes ver se está muito dura ou se já está cozida!

se estiver cozida desliga o fogão e escorre a massa num escorredor como na imagem.
Escorra a massa cozida em um escorredor no lava-loiça. não laves a massa!!!
serve logo ao natural ou com molho. não te esqueças de ver se está boa de sal!!
:)

beijocas
Catarina Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário

o que pensas sobre isto?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...